Usuários de drogas: Sintomas, características e consequências

Usuário de drogas é todo indivíduo que consome a substância ilícita, tendo em seu porte apenas a quantidade para o consumo próprio. Isso significa que se o indivíduo estiver portando uma grande quantidade de drogas, poderá ser considerado um traficante.

Muitas pessoas acham que um usuário de drogas só é um termo pejorativo, mas é importante saber que um indivíduo pode se tornar um usuário de drogas por vários motivos, incluindo questões emocionais, sociais e ambientais.

Como identificar um usuário de drogas?

Cabe a família e amigos a detectarem sinais e comportamentos como:

• Olhos vermelhos
  • Mudanças de comportamento
  • Alterações de humor
  • Fala confusa, arrastada ou agitada
  • Alterações na rotina
  • Negligência em relação as responsabilidades
  • Distúrbios psicológicos
  • Mudanças no sono e no apetite
  • Falta de responsabilidade e desleixo
  • Paranoia
  • Alteração de peso e outros sinais.

Cada tipo de droga é capaz de promover sintomas diferentes, mas geralmente esses sinais são característicos de quem está usando drogas.

Quais são as características de um usuário de drogas?

É considerado dependente quando a pessoa apresenta sinais de mal estar psicológico ou físico quando fica sem a droga, ou seja, apresenta sinais de abstinência. Assim, podemos dizer que ele já é considerado um dependente químico.

De qualquer modo, o diagnóstico só poderá ser fechado por um médico especializado.

Um usuário de drogas então é aquele que consome drogas ilícitas e lícitas com objetivo de usufruir dos efeitos recreativos que elas podem gerar.

Esse usuário pode ser pontual ou pode consumir apenas em uma festa, ou pode ser recorrente, consumindo a droga de tempos em tempos, como também ser dependente, como explicamos.

Quais as consequências do uso de drogas?

São muitos os efeitos que podem ser notados no caso do uso de drogas:

• Problemas de saúde bucal
  • Doenças cardiovasculares
  • Problemas dermatológicos
  • Problemas sexuais
  • Doenças cerebrais
  • Mortes de neurônios
  • Dependência química
  • Doenças respiratórias
  • Doenças transmissíveis
  • Mau funcionamento do fígado
  • Alterações no sistema nervoso
  • Problemas de relacionamento com a família
  • Desenvolvimento de transtornos mentais, e outros problemas graves.

Além de tudo isso, o indivíduo corre o risco de perder a sua vida por conta do consumo de drogas.

Diferença entre usuário e dependente

Como vimos, usuário é aquele que consome drogas para uso recreativo, enquanto dependente é aquele usuário que tem sensações de mal-estar físico e psicológico quando não pode consumir a droga.

Um dependente já acredita que não consegue viver sem a droga e por isso acarreta crises fortes de abstinência, e já o usuário ainda não apresenta crises de abstinência, mas pode vir a desenvolver um quadro de dependência mais tarde, se não interromper o uso.

Não existe um tempo exato para que um usuário se torne dependente, depende do tipo de droga, procedência, quantidade consumida, frequência e organismo. Tudo isso pode impactar nessa passagem de usuário de drogas para dependente químico.

Por isso o uso de entorpecentes é desaconselhado, pois uma pessoa pode se tornar dependente de forma rápida e súbita, o que resultaria em sérios danos e prejuízos para a saúde física, emocional, mental e social.