Como identificar esquizofrenia? Como funciona o tratamento? Saiba mais!

A esquizofrenia é um transtorno mental grave em que as pessoas interpretam a realidade de forma anormal. A esquizofrenia pode resultar em alguma combinação de alucinações, delírios e pensamentos e comportamentos extremamente desordenados que prejudicam o funcionamento diário e podem ser incapacitantes.

Pessoas com esquizofrenia requerem tratamento vitalício. O tratamento precoce pode ajudar a controlar os sintomas antes do desenvolvimento de complicações graves e pode ajudar a melhorar as perspectivas de longo prazo.

Quais são os sintomas de esquizofrenia?

A esquizofrenia envolve uma série de problemas de pensamento (cognição), comportamento e emoções. Os sinais e sintomas podem variar, mas geralmente resultam em delírios, alucinações ou fala desorganizada e refletem uma capacidade prejudicada de agir e reagir. Os sintomas podem incluir:

• Delírios. Estas são crenças falsas que não são baseadas na realidade. Por exemplo, uma pessoa pode achar que está sendo prejudicada ou assediada; certos gestos ou comentários são direcionados a ela; tem habilidade ou fama excepcionais; outra pessoa está apaixonada por ela; ou uma grande catástrofe está prestes a ocorrer. Delírios ocorrem na maioria das pessoas com esquizofrenia.
  • Alucinações. Estes geralmente envolvem ver ou ouvir coisas que não existem. No entanto, para a pessoa com esquizofrenia, eles têm toda a força e impacto de uma experiência normal. As alucinações podem ocorrer em qualquer um dos sentidos, mas ouvir vozes é a alucinação mais comum.
  • Pensamento desorganizado. O pensamento desorganizado é inferido da fala desorganizada. A comunicação eficaz pode ser prejudicada e as respostas às perguntas podem ser parcial ou totalmente não relacionadas. Raramente, a fala pode incluir juntar palavras sem sentido que não podem ser compreendidas.
  • Comportamento motor extremamente desorganizado ou anormal. Isso pode se manifestar de várias maneiras, desde comportamento infantilizado até a agitação imprevisível. O comportamento não está focado em um objetivo, por isso é difícil fazer tarefas. O comportamento pode incluir resistência a instruções, postura inadequada, total falta de resposta ou movimento excessivo e desnecessário.
  • Sintomas negativos. Isso se refere à redução ou falta de capacidade de funcionar e agir normalmente. Por exemplo, a pessoa pode negligenciar a higiene pessoal ou aparentar falta de emoção (não faz contato visual, não muda as expressões faciais ou fala em um tom monótono). Além disso, a pessoa pode perder o interesse nas atividades cotidianas, retrair-se socialmente ou perder a capacidade de sentir prazer.

Os sintomas podem variar em tipo e gravidade ao longo do tempo, com períodos de piora e remissão dos sintomas. Alguns sintomas podem estar sempre presentes.

Nos homens, os sintomas da esquizofrenia geralmente começam entre os 20 e os 20 anos. Nas mulheres, os sintomas geralmente começam no final dos 20 anos. É incomum que crianças sejam diagnosticadas com esquizofrenia e raras para pessoas com mais de 45 anos.

Como ajudar pessoas com esquizofrenia?

Se você acha que alguém que você conhece pode ter sintomas de esquizofrenia, converse com ele sobre suas preocupações. Embora você não possa forçar alguém a procurar ajuda profissional, você pode oferecer encorajamento e apoio e ajudar seu ente querido a encontrar um médico qualificado ou profissional de saúde mental.

Se o seu ente querido representa um perigo para si ou para os outros ou não é capaz de fornecer insumos necessários para sua subsistência, como a própria comida, roupas ou abrigo, pode ser necessário buscar internação involuntária.

Em alguns casos, a hospitalização de emergência pode ser necessária.

- Clique e conheça os tipos de tratamentos abordados na Clínica Valle.