Descrição
Uma clínica de recuperação para dependentes químicos é um local especializado na recuperação de pacientes que têm problemas com vícios (drogas, álcool, entre outros), e são lugares que possuem uma estrutura completa para atendimento.
Essa estrutura é composta por uma equipe altamente especializada, metodologias de tratamento que envolvem a administração de medicamentos, atendimento psicológico para os pacientes e seus familiares e acomodações que oferecem conforto e tranquilidade aos pacientes.
Como funciona uma clínica de recuperação em Guaratinguetá?
Uma clínica de recuperação possui uma metodologia de atendimento e tratamento do dependente químico que abrange todos os fatores que afetam o paciente e sua família.
No primeiro atendimento, já fica determinado que se deve transmitir ao paciente e aos seus familiares uma tranquilidade, bem como esclarecer sobre todos os aspectos do tratamento.
O diagnóstico é feito com base nas especificidades de cada situação e de acordo com cada indivíduo, esse exame é feito por profissionais capacitados com o objetivo de entender exatamente qual é o impacto que a dependência causa, a origem do problema e os demais fatores.
Escolha do tratamento
A clínica de recuperação em Guaratinguetá oferece diversas modalidades de tratamento com o objetivo de atender a necessidade específica de cada paciente, com uma estrutura completa para garantir que o dependente químico tenha todo o atendimento necessário dentro da clínica de recuperação. Isso evita que o paciente precise se deslocar para ser atendido por profissionais que não tenham conhecimento sobre o paciente.
Na clínica, o paciente cria laços, muitas vezes duradouros, devido ao tempo de tratamento, ao acompanhamento, a participação de grupos, dinâmicas, seminários e outras atividades que complementam o tratamento da dependência química.
Por isso, a interdisciplinaridade das atividades gera resultados bem positivos para o paciente.
A dependência química é uma doença que tem tratamento?
Muita gente acha que a dependência química é a consequência de algum problema psiquiátrico ou desvio de caráter, mas a verdade é que se trata de um vício, que deve ser tratado como uma doença.
A aceitação de internação em clínicas de recuperação se tornou muito maior, tanto por parte da pessoa que é dependente quanto da família, pois agora elas se sentem mais encorajadas a buscar ajuda, confiantes de que os métodos utilizados trabalham na restauração da vida e da dignidade humana.
Tipos de tratamentos para dependentes químicos
O tratamento pode ocorrer de várias formas, mas geralmente é classificado como interno, externo ou internação parcial.
No tratamento interno, o dependente fica internado e recebe cuidados durante 24 horas nos sete dias da semana, e esse processo pode ser curto com duração de aproximadamente 28 dias, ou pode ser de longo prazo, com duração de meses.
Já no caso do tratamento externo, o paciente apenas visita a instituição para receber apoio psicológico e participar dos grupos de apoio. O paciente pode seguir com sua vida normal e dormir na própria casa.
E na internação parcial, existe um acordo entre os tratamentos interno e externo, onde geralmente o dependente recebe atenção que precisa no decorrer do dia e volta para a casa à noite.