Internação Involuntária
São considerados os seguintes tipos de internação psiquiátrica: internação voluntária: aquela que se dá com o consentimento do usuário; internação involuntária: aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro; e internação compulsória: aquela determinada pela Justiça.
A internação involuntária sempre é uma decisão difícil para toda e qualquer família de dependentes químicos, pacientes esquizofrênicos, pacientes em surtos psicóticos e na fase de mania do transtorno bipolar. Entretanto, esta decisão se faz necessária na medida em que o paciente apresente risco de vida para si ou para outros.
É uma fase difícil para a família, uma vez que aceitar que o paciente tenha perdido total controle de suas ações, torna fragilizados todos os membros deste contexto nosologico. Porém, ignorar uma iminente crise que coloque o paciente ou outrem em risco de vida, agrava potencialmente o quadro clínico do indivíduo acometido pela patologia, bem como minimiza as chances de tratamento em tempo hábil e potencialmente eficaz frente às complexas patologias psiquiátricas envolvidas.
Uma vez detectada a falência biopsicosocial do paciente, a família deverá redobrar sua atenção aos sintomas característicos de agravamento da doença: orgulho e prepotência, ansiedade e angustia, disfunção emocional, oscilação de humor, ideação suicida e homicida. Além disso, observar furtos dentro das residências onde o usuário frequenta, e piora dos comportamentos transgressores. Sempre e impreterivelmente salientando que esses comportamentos não são simples falhas de caráter, mas sim evidenciam o agravamento de uma doença gravíssima, mas que pode ser controlada com esforços conjuntos da unidade terapêutica e familiar.
A família deve procurar e pedir ajuda a profissionais especializados da área da dependência química, quando for o caso, bem como esquizofrenia, depressão, transtornos graves de humor, o quanto ante, com objetivo sempre de preservar a integridade física do paciente e daqueles que o cercam, lembrando que a depressão imediatamente pós uso induz a ideação suicida potencialmente fatal.
É nessa hora que nossa equipe entra em ação, prestendo socorro e suporte necessários para os pacientes e familiares. Contamos com uma equipe remoção treinada para anteder o seu chamado 24h, que encaminhará o paciente de forma sempre humanizada, com a possibilidade de realizarmos ligações ou chamadas de vídeo durante todo o trajeto, mediante demanda da família, para que todo o resgate seja feito de forma ética, humanizada, como dito acima, e transparente, a fim de tranquilizar os familiares.
Nós da Clínica Valle queremos construir um relacionamento com todos aqueles que nos procuram para que juntos possamos trazer de volta a integridade social de nossos pacientes, bem com a esperança dos familiares, de que, com o auxílio correto, é possível recomeçar. É possível estancar os ferimentos e ajudar no processo de cicatrização de tantas feridas graves oriundas tanto da adicção, quanto das patologias psiquiátricas mais graves.
Atendimento
Por favor preencha todos os campos