Quais são as drogas mais viciantes do mundo?
02/12/2022
Infelizmente as drogas mais viciantes do mundo são facilmente encontradas e por isso é importante saber sobre os detalhes de cada uma delas, afinal a informação é necessária para prevenir os problemas causados por esses consumos.
Heroína
A heroína é uma droga opióide desenvolvida a partir da morfina e é considerada a droga mais viciante de todas. Ela causa uma sensação intensa de prazer e euforia, fazendo com que o indivíduo se adapte a esse cenário rapidamente, e em seguida o desejo por consumo e reviver essas sensações são bem intensos.
Quanto mais heroína se consome, maior é a tolerância do corpo e quanto maior a tolerância, maior o consumo. E aqui nasce o risco da dependência química.
Cocaína
Trata-se de um pó branco que costuma ter seu consumo por meio da inalação pelo nariz e é um entorpecente que aumenta os níveis de dopamina no cérebro, fazendo com que o indivíduo sinta muito prazer e bem-estar.
O uso frequente atrapalha a comunicação normal entre as células, fazendo com que o cérebro se torne resistente à dopamina.
Essa resistência faz com que o consumo precise ser maior, desencadeando assim a dependência química.
Tabaco
Considerado o terceiro entorpecente mais viciante do mundo, o tabaco contém nicotina, que tem alto teor de dependência, que faz com que o indivíduo viva crises de abstinência muito rapidamente, sentindo irritabilidade, desejo por mais e um mal-estar geral.
Metadona
A metadona é usada para auxiliar indivíduos que possuem dependência química em heroína e analgésicos, mas quando consumida de forma desenfreada, pode também desencadear a dependência química.
Barbitúricos
Como é consumida em forma de folha ou pílula, os barbitúricos podem ser entendidos como uma classe de medicamentos utilizada para tratamento de convulsões ou oferecer efeito sedativo.
Mas o uso indiscriminado acontece, fazendo com que a pessoa se vicie na substância e nos efeitos que ela pode provocar no cérebro.
Álcool
Pesquisas indicam que 55% dos brasileiros acima de 18 anos consomem bebida alcoólica, enquanto 32% consomem semanalmente.
Mas o fato é que o consumo exagerado pode levar a uma série de prejuízos para a saúde do indivíduo, inclusive o vício.
Benzodiazepínicos
São medicamentos prescritos para reduzir sintomas de ansiedade e convulsões. Também podem ser consumidos como um medicamento para dormir, por provocarem relaxamento muscular, e serem sedativos.
são altamente viciantes, fazendo com que a interrupção do consumo provoque ansiedade e insônia por cerca de 3 ou 4 dias.
Anfetamina
Usada em tratamentos de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e narcolepsia, as anfetaminas também podem ser encontradas em misturas ilícitas, como na substância metanfetamina.
Há grandes chances de a pessoa desenvolver dependência caso consuma sem nenhuma orientação.
O consumo indiscriminado e recreativo se dá principalmente pelo aumento de energia, bem-estar, autoconfiança e estímulo sexual que a droga proporciona.
Buprenorfina
Usada no tratamento de outras dependências químicas e no tratamento de dores intensas, a buprenorfina também pode ser considerada uma das drogas mais viciantes, e possui semelhanças com opióides, pois causa euforia e sedação no usuário.
Atendimento
Por favor preencha todos os campos