Desintoxicação de drogas: como funciona?
05/12/2022
A desintoxicação das drogas é uma fase que tem como objetivo ajudar os dependentes químicos a eliminar as substâncias químicas do organismo. Esse auxílio também oferece suporte para as crises de abstinência, durante a transição que a pessoa vive quando toma a decisão de parar de consumir determinado entorpecente, e durante a internação, o apoio dos profissionais faz toda a diferença na fase da desintoxicação e conscientização do indivíduo.
O que é desintoxicação?
Consiste em um processo gradual de “limpeza do organismo” que tem por objetivo eliminar as toxinas presentes nos entorpecentes e visa oferecer mais saúde ao sujeito.
Assim, a pessoa poderá interromper o consumo da substância, e a partir disso, passar pelo processo no qual o organismo começa a eliminar os resíduos da droga.
Podemos dizer que a desintoxicação consiste em um processo pelo qual o indivíduo com alguma dependência química interrompe o consumo da droga até conseguir extingui-lo o máximo possível de sua vida. É o caso de uma pessoa viciada em maconha, interromper o consumo.
Esse procedimento deve ser acompanhado por um médico, principalmente em situações mais graves, pois o indivíduo pode se deparar com crises de abstinência.
Com acompanhamento médico, é possível administrar medicamentos que vão inibir o desejo de consumir determinadas substâncias nocivas, além de haver o suporte em momentos de crises e recaídas.
Os efeitos colaterais da interrupção do consumo podem ser difíceis de superar, mas não são impossíveis, e com ajuda médica o processo pode ser menos doloroso.
O acompanhamento profissional também permitirá que o sujeito receba informações e conscientize-se com relação a situação que é vivida, mantendo a motivação em busca de seu tratamento e recuperação.
Como funciona a desintoxicação de drogas?
Primeiro, o médico avalia a situação do dependente químico para prescrever o tratamento e a intervenção mais adequada para o caso do sujeito.
Isso é importante porque cada situação é única e requer um tratamento alinhado aos comprometimentos que a pessoa possa estar vivendo.
A interrupção abrupta é dolorosa e é difícil fazer sem acompanhamento médico, por isso é ele quem vai alinhar, junto com o paciente, o processo todo de desintoxicação e o tratamento que considera essa interrupção.
A importância da desintoxicação de drogas
Desintoxicar-se das drogas é importante pois envolve questões relacionadas a saúde, qualidade de vida, e bem-estar do indivíduo.
A dependência química pode causar vários prejuízos nas mais diversas áreas da vida da pessoa, como por exemplo:
- Prejuízos na saúde física e mental
- Impactos na sociabilidade
- Problemas emocionais
- Problemas para lidar com efeitos de abstinência
- Doenças que podem se desenvolver devido ao uso das drogas
- Questões judiciais por consumir e transportar drogas
- Problemas profissionais devido ao uso de drogas, e outros
Além disso, o consumo indiscriminado de determinadas substâncias pode levar ao que chamamos de overdose.
Essa overdose consiste em uma dose muito acima do que o organismo é capaz de processar e suportar, levando o indivíduo à morte após o consumo acima do que ele pode suportar.
Ao mesmo tempo é importante ter consciência de que não é apenas a overdose que pode levar à morte, pois o consumo de drogas a longo prazo também pode ser o estopim de doenças pulmonares, cerebrais, cardiovasculares, no fígado e em outros órgãos.
Atendimento
Por favor preencha todos os campos