K9: A Droga Zumbi
10/05/2024
K9, A DROGA DO MOMENTO
A secretária de saúde do Estado de São Paulo confirma um alarmante aumento no número de internações de pessoas infectadas por essa droga, que já é considerada uma das mais letais e destrutivas do mundo todo.
Também conhecida como K2, K4, ketamina, droga zumbi, spice, maconha K9 ou supermaconha, a K9 é uma droga sintética capaz de desconectar o usuário da realidade. É feita a partir de plantas pulverizadas com produtos químicos e, por ser altamente tóxica e barata, é considerada uma das drogas mais perigosas e viciantes do mundo.
Muitas pessoas que usam essa substância acabam perdendo o controle de suas vidas e podem morrer em até 2 anos. Tão preocupante é o seu potencial destrutivo que a K9 entrou para a lista de substâncias controladas pela Drug Enforcement Administration (DEA), agência federal encarregada de controlar e reprimir o uso de narcóticos nos EUA.
Por que é chamada de droga zumbi?
A K9 ficou conhecida como droga zumbi porque provoca no usuário a perda de tecido da pele, além da deterioração geral da sua saúde, sendo responsável também por causar uma aparência emaciada e doentia. Além disso, a K9 em altas quantidades pode causar um efeito conhecido como “anestesia dissociativa”, e o usuário fica incapaz de falar ou de se mover.
Como identificar o usuário de K9
Identificar se uma pessoa está usando ou usou K9 , pode ser desafiador devido à natureza complexa dos efeitos da droga e à sua variedade de formas de consumo. No entanto, existem sinais, sintomas e abordagens que podem ajudar a reconhecer no uso da K9.
Sintomas e sinais imediatos:
- Desorientação e confusão mental: a K9 pode causar confusão mental e desorientação, resultando em um comportamento descoordenado.
- Náusea e vômitos: a K9 pode afetar o sistema gastrointestinal.
- Respiração lenta e irregular: a K9 pode desacelerar a respiração, o que pode levar à insuficiência respiratória e à morte.
- Alucinações e delírios: a K9 é conhecida por causar alucinações e delírios, que podem ser extremamente perturbadores.
- Perda de consciência: em casos graves, o uso de K9 pode fazer com que a pessoa perca a consciência, podendo levar à morte.
Sintomas e sinais a longo prazo:
- Tolerância: com o tempo, o uso da K9 pode levar a uma tolerância à droga, o que significa que o usuário precisará de quantidades cada vez maiores para alcançar o mesmo efeito.
- Dependência: a K9 é altamente viciante e pode levar à dependência.
- Problemas de saúde mental: o uso prolongado de K9 pode causar problemas de saúde mental, tais como depressão e ansiedade.
- Problemas de memória e cognitivos: a K9 pode afetar a memória e o funcionamento cognitivo.
- Danos físicos: o uso prolongado de K9 pode causar danos físicos, tais como dano no trato urinário, problemas cardíacos e danos no fígado.
Quais são os efeitos da droga K9?
Os efeitos dela podem variar conforme a dose, a pureza e a sensibilidade de cada pessoa, mas alguns dos mais comuns são:
- alterações na percepção do tempo e do espaço;
- alucinações visuais e auditivas;
- ansiedade, paranoia e pânico;
- aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial;
- náuseas, vômitos e diarreia;
- convulsões, tremores e espasmos musculares;
- perda de consciência e coma;
- agitação e agressividade;
- sonolência;
- tontura;
- alucinações, delírios e psicose;
- problemas respiratórios;
- problemas gastrointestinais;
- comportamento violento;
- pensamentos suicidas;
- acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame;
- rabdomiólise (destruição das fibras musculares);
- insuficiência renal.
Após o uso da droga, o dependente químico experimenta os efeitos prazerosos da liberação de dopamina. No entanto, o problema é que essa substância tem um alto potencial de causar dependência física e psicológica, como já dito, levando a um aumento e frequência crescente do consumo.
Devido à presença da desomorfina, a K9 pode induzir a efeitos ansiolíticos, causando paranoia, delírios e agitação. Dificultando o organismo ao eliminar rapidamente a substância química, Fazendo com que ela se espalhe no sangue e prejudique o funcionamento de diversos órgãos internos.
COMO NOSSA UNIDADE TRATA O VÍCIO EM K9
- Internação: O paciente é internado na clínica de reabilitação. O período de internação pode variar de 90 a 180 dias, após avaliação clínica sobre sua atual situação.
- Desintoxicação: A primeira etapa do tratamento é a desintoxicação, que envolve a eliminação das drogas do seu organismo, para esse processo pode ser necessário tratamento medicamentoso prescrito por nossa Psiquiátra em base de sua avaliação.
- Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): A TCC é uma forma de terapia que ajda o paciente a entender e mudar padrões de pensamento e comportamento prejudiciais.
- Aconselhamento em grupo e terapia familiar Essas formas de terapia tem como objetivo fornecer suporte emocional e amadurecimento mental para ajudar o paciente a lidar com os desafios da recuperação.
Para tratamento busque um profissional.
Atendimento
Por favor preencha todos os campos