É possível se curar da dependência química tem cura?

05/12/2022

É possível se curar da dependência química tem cura?

Considerada uma doença crônica e progressiva, a dependência química necessita de tratamento médico para que o indivíduo possa restabelecer a sua qualidade de vida e bem-estar.

Isso porque a dependência pode provocar vários efeitos colaterais na saúde e na vida da pessoa, desencadeando doenças, efeitos colaterais, comportamentos impulsivos, etc.

O que é dependência química?

A dependência química é uma doença crônica e progressiva que não tem cura, mas é tratável. Ela também pode ser vista como um estado mental e físico, que resulta da interação que ocorre entre um organismo vivo e uma substância, no caso a droga.

A dependência aparece quando há uma auto administração da droga repetida, que inclusive pode levar à tolerância, ao aumento do consumo, à abstinência na ausência do consumo e, consequentemente, comportamentos compulsivos para consumir determinado entorpecente.

É classificada mundialmente como um transtorno psiquiátrico e não apresenta uma cura, mas isso não significa que não há tratamentos adequados para quadros de dependência química.

Além disso, é por meio do tratamento que a desintoxicação acontece, abrindo caminhos para a prevenção de outras doenças que possam estar associadas ao consumo da droga.

Por isso, não é possível que alguém se cure 100% da dependência química, mas existem tratamentos que podem recuperar o indivíduo para que este restaure o seu equilíbrio interno, seja emocionalmente, seja com relação às funções do próprio organismo.

A Organização Mundial da Saúde também vê a dependência química como um problema social, e isso se deve ao fato de que as questões provenientes do consumo de drogas impactam a sociedade como um todo.

Como é o diagnóstico e onde encontrar tratamento para a dependência química?

O diagnóstico da dependência química exige uma série de avaliações e análises feitas pelo médico, porque o consumo de drogas hoje em dia é bem diversificado.

Os sintomas também podem ser distintos, considerando o consumo da droga em questão, por isso, exames e análises clínicas são importantes para o diagnóstico do problema.

Atualmente, o tratamento para a dependência química é oferecido em clínicas de reabilitação, e essas clínicas contam com um conjunto de profissionais multidisciplinares, que tem como objetivo oferecer suporte para o indivíduo nas mais diversas esferas da sua vida.

Por isso as clínicas contam com psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, enfermeiras, médicos, etc.

O tratamento auxilia o indivíduo em três passos importantes:

• Desintoxicação: é a primeira fase do tratamento, que visa limpar o organismo do indivíduo, oferecendo a ele mais saúde. É uma etapa dolorosa, mas essencial para elevar as chances de recuperação.
  • Conscientização: além de interromper o consumo da droga, o indivíduo também recebe um suporte para lidar com as questões relacionadas ao consumo, pois ele pode entender suas vulnerabilidades, e os gatilhos envolvidos com o consumo, bem como os efeitos colaterais.
  • Ressocialização: por meio de acompanhamento psicológico, o indivíduo busca o resgate de suas habilidades sociais, com o objetivo de retomar uma vida mais saudável, equilibrada e sóbria. Esse “retomar” pode estar relacionado com o objetivo de tentar restaurar a rotina que tinha antes do consumo, como também pode estar associada a novos estilos de vida saudáveis.